13 de setembro de 2016

Retenha seus clientes e aumente o seu faturamento!




O Marketing se envolve no processo de atrair e manter clientes, mas você já reparou que as empresas se ocupam mais em "atrair" do que "reter"? É impressionante a quantidade de ações de marketing para aumentar a base de consumidores. São períodos de gratuidade em assinaturas, descontos nos primeiros meses do serviço, brindes na primeira compra etc. Porém, depois que você 'vira cliente', parece que entrou no esquecimento. Nem vou entrar no mérito da qualidade de atendimento pós venda, isso é outro assunto. Estou falando de você, empreendedor, aumentar o ticket médio e as vendas para quem já é cliente. É se fazer presente, manter relacionamento. Já ouviu aquele ditado, de 'quem não é visto, não é lembrado?'.

O custo para se manter um cliente é muito menor do que conquistar um novo, que por sua vez, também é mais barato do que recuperar um cliente perdido. Então, por que as empresas não se atentam para esse fato e trabalham a manutenção do cliente, para aumentar a participação no bolso dele, reduzir o custo operacional e aumentar o lucro por cliente ao longo do tempo?

Sabe quando você está pesquisando um livro, em alguma loja virtual, e no rodapé da página aparece: "quem comprou esse produto, comprou também", indicando títulos da mesma categoria? Então, essa é a ideia! Analise o que os seus clientes compraram de você nos últimos meses, e veja outros produtos da sua linha que podem ser de interesse deles também. Forneça um cupom de desconto para a próxima compra, uma forma de pagamento diferenciada pelo fato dele já ser o seu cliente, apresente lançamentos em primeira mão etc. Mantenha contato através de conteúdos relevantes, que agreguem valor ao negócio dele. São ações simples, mas que fazem muita diferença lá na ponta.

Pense também que a tecnologia pode te auxiliar muito nesse processo. WhatsApp, ferramentas de automação de e-mails, anúncios segmentados, entre outras ações, facilitam muito o estabelecimento do relacionamento com o cliente. Importante reforçar que, quanto mais próximo e personalizado esse contato, melhor.

E aí, o que você tem feito para reter seus clientes? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br.


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Sucesso e bons negócios!
Vivi Pimenta


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