Não entendi muito bem esse esforço gigantesco do McDonald's em adquirir o direito de uso da marca Ovomaltine. Pra que? O milkshake de Ovomaltine do Bob's já não precisava usar mais a marca há tempos, pois é super assimilado pelo consumidor. Quando se pensa em milkshake de Ovomaltine, se pensa em Bob's, não? São 57 anos desde que essa parceria começou.
O 'co-branding', ou seja, a união de duas marcas na criação e desenvolvimento de um novo produto, é extremamente interessante quando ambas se beneficiam e se complementam. Quando o Bob's criou o milk shake de Ovomaltine foi muito positivo para ambas as marcas, agregaram valor uma à outra, se complementaram e entregaram um produto de qualidade para o consumidor. E sempre funcionou bem assim.
O McDonald's por sua vez, também criou várias ações positivas de co-branding, se unindo à marcas como Kopenhagen e Kitkat em suas sobremesas, e assim como o concorrente, foi bem sucedido. Agora, ao realizar esse esforço para poder utilizar a 'marca' (pois o ingrediente todo mundo pode usar), ele terá alguns desafios: o primeiro e o mais importante, na minha opinião, é surpreender através do sabor. Não há marca impressa no copo que substitua a experiência e o paladar do consumidor. Outro desafio é conquistar os fiéis consumidores do Bob's a experimentar o novo produto e, eventualmente, trocar de marca. E o terceiro desafio, que é o que deve levar mais tempo, é a associação da marca Ovomaltine ao McDonald's.
Particularmente, não tenho nada contra a esse acordo comercial entre Mc e Ovomaltine, mas só acho que é muito esforço para pouco retorno, sendo que de largada é um produto com muitos concorrentes já estabelecidos e valorizados no mercado. Por que não se diferenciaram e buscaram outra marca que surpreendesse o consumidor e contribuisse para o crescimento de ambas?
No meio dessa briga toda, quem saiu ganhando mesmo, no curto prazo, foi o Ovomaltine, que continua vendendo para quem quer comprar e agora está sob a chancela do McDonald's. Sem contar, a fortíssima exposição da marca!
Essa é a minha primeira percepção. Vamos ver como o consumidor reage nas próximas semanas. Enquanto isso, vamos experimentar e ver se somos surpreendidos positivamente. ;-)
Se quiser fazer parte do nosso grupo fechado no Facebook, acesse:
https://www.facebook.com/groups/momentodomarketing/
Até o próximo post!
Vivi Pimenta
Se quiser fazer parte do nosso grupo fechado no Facebook, acesse:
https://www.facebook.com/groups/momentodomarketing/
Siga também o Momento do Marketing no YouTube: bit.ly/momentodomarketing
Até o próximo post!
Vivi Pimenta
Concordo 100% com você, Viviane. Minha atual curiosidade é saber se o Mc shake foi aprovado pelos consumidores. Aguardemos mais novidades :-)
ResponderExcluir