6 de setembro de 2016

Conheça o MVP, fundamental para quem quer lançar um novo produto ou serviço



No meu último post, falei do "Produto Mínimo Viável" (MVP, de minimum viable product). Hoje falarei um pouco mais dessa importante etapa para lançar novos produtos. Trata-se de uma versão  simplificada do produto, porém com características suficientes que proporcionem valor e permitam ao consumidor testar e proporcionar feedback.

MVP não é uma versão 'barata' do produto, e sim uma versão 'inicial'. Para justificar o MVP, a proposta de valor do produto deve estar muito clara, assim como o estudo do comportamento do consumidor. Se você não está seguro disso, sugiro voltar para a etapa anterior, de modelagem do negócios (Canvas).

A imagem abaixo ilustra bem a definição do que é (e do que não é!) MVP:

 Imagem: Google Images

Os aplicativos que usamos diariamente são ótimo exemplos de MVPs. Eles criam o serviço e disponibilizam para um seleto grupo de pessoas, que por sua vez usam, testam e dizem o que funciona bem ou não. Melhorias são feitas e o número de pessoas que vão tendo acesso aumenta, em um processo contínuo, até que todos nós tenhamos acesso. O iPhone 1, quando lançado, era um MVP. O Instagram, até liberarem os anúncios publicitários, ainda era considerado um mínimo produto viável também.

Uma vez que você desenvolveu o seu MVP, você deve encontrar pessoas que façam parte do segmento em questão para utilizar o produto ou serviço e que forneça feedback. Com essas informações fornecidas pelos consumidores, você tem a possibilidade de alterar e/ou adicionar novas características, funcionalidades e lançar novas versões. Com isso, você vai conseguir validar as hipóteses do seu modelo de negócios. A grande vantagem é poupar tempo e automaticamente dinheiro, uma vez que agiliza o processo de validação do produto e a rápida correção de rumo, se necessário.

Espero que esse conteúdo esteja sendo útil para o desenvolvimento de seus projetos. Tem alguma sugestão para novos posts? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br.


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Sucesso e bons negócios!

Vivi Pimenta





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