No meu último post, falei do "Produto Mínimo Viável" (MVP, de minimum viable product). Hoje falarei um pouco mais dessa importante etapa para lançar novos produtos. Trata-se de uma versão simplificada do produto, porém com características suficientes que proporcionem valor e permitam ao consumidor testar e proporcionar feedback.
MVP não é uma versão 'barata' do produto, e sim uma versão 'inicial'. Para justificar o MVP, a proposta de valor do produto deve estar muito clara, assim como o estudo do comportamento do consumidor. Se você não está seguro disso, sugiro voltar para a etapa anterior, de modelagem do negócios (Canvas).
A imagem abaixo ilustra bem a definição do que é (e do que não é!) MVP:
Imagem: Google Images
Os aplicativos que usamos diariamente são ótimo exemplos
de MVPs. Eles criam o serviço e disponibilizam para um seleto grupo de
pessoas, que por sua vez usam, testam e dizem o que funciona bem ou não.
Melhorias são feitas e o número de pessoas que vão tendo acesso
aumenta, em um processo contínuo, até que todos nós tenhamos acesso. O
iPhone 1, quando lançado, era um MVP. O Instagram, até liberarem os
anúncios publicitários, ainda era considerado um mínimo produto viável
também.
Uma vez que você desenvolveu o seu MVP, você deve encontrar pessoas que façam parte do segmento em questão para utilizar o produto ou serviço e que forneça feedback. Com essas informações fornecidas pelos consumidores, você tem a possibilidade de alterar e/ou adicionar novas características, funcionalidades e lançar novas versões. Com isso, você vai conseguir validar as hipóteses do seu modelo de negócios. A grande vantagem é poupar tempo e automaticamente dinheiro, uma vez que agiliza o processo de validação do produto e a rápida correção de rumo, se necessário.
Espero que esse conteúdo esteja sendo útil para o desenvolvimento de seus projetos. Tem alguma sugestão para novos posts? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br.
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Sucesso e bons negócios!
Vivi Pimenta
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