Mesmo com a forte instabilidade econômica brasileira, as vendas online continuam em forte crescimento. Por isso, muitos empreendedores têm a intenção de criar um e-commerce ou expandir seus negócios físicos para vendas pela internet.
Vou dar algumas dicas para dar um start nesse projeto. Partirei do princípio que a persona já está muito bem definida, que já existe um produto que atenda uma necessidade ou desejo do consumidor e que a segmentação de mercado já foi feita.
Dito isso, a primeira coisa a se fazer é definir se você vai vender através de Marketplaces e/ou através de sua loja própria. Se você optar por marketplaces, sugiro ler esse post e esse aqui também. Mesmo sendo essa a sua escolha, ela não exclui a possibilidade de você ter uma loja com a sua marca. É sobre esse aspecto que vou me aprofundar aqui hoje.
A plataforma é a principal decisão a ser tomada nesse momento. E aí você tem dois caminhos: contratar profissionais que desenvolvam uma solução sob medida para você ou utilizar uma plataforma já existente no mercado. Essa última opção é a minha recomendação, principalmente para quem está começando. Existem dezenas de plataformas presentes no mercado, com uma variação enorme nos recursos e também nos valores de criação e manutenção da loja. Estou falando de plataformas que cobram R$ 50,00/mês para manter seus produtos lá e outras cujo custo mensal chega a R$ 20 mil ou mais. Tudo vai depender do porte do seu negócio e complexidade da operação.
Se você está iniciando seu negócio agora, seu mix de produtos ainda é reduzido, o sistema de entrega dos produtos será via Correios apenas, o estoque é controlado internamente etc, uma plataforma de baixo custo deve atender a sua necessidade. Agora, se você já possui uma operação mais complexa, ERP integrado, grande mix de produtos, estoque gerenciado em uma empresa logística e isso já funciona bem, você deve buscar uma plataforma de e-commerce que tenha condições de ser integrada a todo o seu processo já existente. Isso torna a necessidade de recursos e capacidade de investimento maiores.
Portanto, se faz necessária uma análise da situação atual do seu negócio e buscar alternativas no mercado que atendam melhor as suas necessidades no momento atual. Com o passar do tempo e crescimento do negócio, você pode migrar para plataformas com recursos superiores.
O processo de implantação do e-commerce é simples, porém trabalhoso. São várias pequenas decisões a serem tomadas e, principalmente implementadas. Uma vez contratada a plataforma, você deve dar início à criação e produção da loja. As pequenas plataformas oferecem recursos de customização da loja, para que você ou um designer/agência que você contratar possam criar o lay-out, definir padrão de cores, inserir a sua marca etc. Já as grandes plataformas raramente oferecem esse recurso. Você deve, obrigatoriamente, contratar profissionais para criarem os templates.
Nessa fase, preocupe-se também com as fotos dos produtos, pois são fatores-chave para o sucesso do e-commerce. Caso ainda não as tenha, providencie fotos de qualidade, profissionais, com boa iluminação, em vários ângulos e que represente exatamente como o produto é, para que não haja nenhuma frustração por parte do consumidor.
Informação, outro quesito importantíssimo para o sucesso da sua loja. Garanta que você está fornecendo todas informações necessárias para que o consumidor consiga tomar a decisão de compra naquele momento, sem restar nenhuma dúvida que o impeça de comprar.
Temos que definir também os meios de pagamento (cartões de crédito, PayPal, Moip etc), que precisam ser escolhidos de acordo com as suas preferências e àquelas oferecidas pela plataforma em questão. Basta você escolher com quais quer trabalhar, fazer o cadastro e informar os dados bancários para recebimento.
Pronto! Plataforma contratada, loja criada e produzida, meios de pagamento cadastrados, sua loja está pronta para ir ao ar! Mas calma, essa é só a ponta do iceberg. O trabalho está apenas começando! ;-)
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Se precisar de ajuda na implementação do seu e-commerce, entre em contato comigo: viviane@momentodomarketing.com.br
Abraço e até o próximo post,
Vivi Pimenta
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