14 de junho de 2016

Pode parecer óbvio, mas não é!



Se preferir, ouça esse conteúdo em podcast:

 

Muitas pessoas me dizem que têm muita vontade em empreender, mas não sabem o que fazer e no que investir. Me perguntam quais setores estão em crescimento, em que áreas valem mais a pena abrir um negócio hoje em dia. E aí eu sempre respondo com outras cinco perguntas:

-       O que você gosta de fazer?
-       O que você faz bem?
-       O que as pessoas dizem que você faz bem?
-       Para qual ou quais assuntos, as pessoas vem pedir a sua ajuda?
-       O que você odeia fazer? (Sim, essa pergunta é tão importante quanto às outras)

Perguntas simples, não? Mas nem tão fáceis de responder. Faça uma análise interna, em um processo de auto conhecimento mesmo. Lembre-se: o seu conceito de sucesso deve estar alinhado aos seus valores, àquilo que você acredita.

Encontrei essa imagem que exemplifica bem:


E aí podem surgir outras questões: mas e se aquilo que eu gosto de fazer, não tiver mercado? E se o mercado estiver em declínio? E se for muito concorrido? E se...? Bom, nesse caso, procure encontrar um segmento de mercado que esteja em ascensão ou, pelo menos estável. Pegue como exemplo, o setor de bebidas, especialmente cervejas. O mercado é extremamente competitivo, com grandes empresas atuantes, e que se mostra estável em termos de crescimento. Porém, no segmento de cervejas gourmet, o mercado só cresce. O mesmo acontece com chocolates, nunca se viu tantas brigaderias surgindo por aí, aproveitando a onda do mercado. Agora, não é porque tem muitas cervejas e chocolates gourmets surgindo e em crescimento, que você vai criar um produto nessa área, certo? Você tem que encontrar primeiro aquilo que você tem prazer em fazer, para depois transformá-lo em um negócio.

Um outro exemplo: sempre vejo rankings das profissões em ascensão, e que os presidentes de grandes empresas são engenheiros. Ok, e o que isso me diz respeito? Nada! Eu não tenho e nunca tive talento para a engenharia e também não tenho a intenção de ser presidente de empresa. Escolhi ser publicitária, pois sempre gostei de criar, de arte e aos 15 anos fui convidada para estagiar em uma agência de publicidade. Foi assim que descobri o que queria fazer, foi tendo prazer em trabalhar com aquilo. E hoje tenho muito orgulho da profissão que escolhi. Por outro lado, milhares de novos publicitários se formam todos os anos. Isso quer dizer que não há espaço, que o mercado está saturado? Eu acredito que sempre há espaço para quem é bom, para quem trabalha direito, para quem tem um produto ou serviço de qualidade!

Ainda está difícil para encontrar uma resposta? Então aí vai a pergunta definitiva:

- Se não houvesse dinheiro no mundo, ou se pelo menos, você não precisasse trabalhar por dinheiro, O QUE VOCÊ FARIA?

O que eu quero dizer com tudo isso é que você pode pesquisar muito sobre os setores em crescimento, e você vai encontrar bastante informação a respeito. Mas nem tente empreender naquilo que você não é a fim, e que não tem nada a ver com você porque te disseram que está em crescimento ou porque dá dinheiro, ok? Pense que se vai empreender em algo, o negócio é seu, e que você vai pensar e se dedicar à ele 24 horas por dia. E não dá pra se dedicar a algo 24 horas por dia, sem gostar do que faz.

Muito boa sorte no seu empreendimento!

Abraço e até o próximo post!
Vivi Pimenta

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