30 de junho de 2016

Marketplaces - o caminho mais curto para vender online!


Marketplaces são 'shoppings online', onde você não paga aluguel pelo espaço e sim uma comissão pelas vendas. Sem dúvida alguma, é o caminho mais curto para começar a vender online. As vantagens são várias:

- Baixo investimento de implantação da loja - o marketplace tem tudo o que você precisa para inserir o conteúdo, imagens, argumentos de venda etc., além de toda a infra-estrutura de segurança de dados e meios de pagamento;

- Ausência de custo fixo - você paga apenas uma comissão dos produtos que vender;

- Fácil gerenciamento - não é necessário conhecimento em programação ou linguagens. O processo para montar e gerenciar a loja normalmente é simples e intuitivo; 

- Os grandes e-commerces recebem milhares de visitantes diariamente, o que é uma excelente vitrine para os seus produtos; 

- Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é baixo, considerando que o tráfego de novos clientes é gerado pelo marketplace em questão; 

- Relevância na busca - com forte trabalho de SEO (Search Engine Optimization) que os marketplaces fazem, seus produtos serão mais facilmente encontrados no Google e em outros sistemas de busca; 

- Comunicação - o próprio marketplace gera tráfego, visitação e ainda divulga o seu produto. Os grandes marketplaces fazem o que chamamos de 'remarketing', ou seja, quando o consumidor procura por determinado produto e o encontra em um marketplace, comprando ou não, ele é impactado com anúncios daquele produto nas redes sociais, blogs e outros sites com espaço para anúncios. O consumidor é 'perseguido' pelo produto, incentivando a compra. Você não precisa investir nada para isso. É interesse do próprio shopping online fazê-lo, afinal, quanto mais você vende, mais ele recebe comissões; 

- Alto retorno - considerando que o custo de implantação e gerenciamento são baixos, além das comissões (em média 10 à 14% para produtos de consumo) serem razoáveis, o lucro obtido tende a ser muito bom; 

- Você pode estar presente em todos os marketplaces que sejam pertinentes ao seu negócio, com todas as vantagens acima. É como se você estivesse presente nas principais redes de shopping centers do país.

- O consumidor gosta e se sente seguro em comprar em marketplaces. Aponta que é mais fácil encontrar o que precisa, com ampla variedade em um só lugar, além de poder comparar preços e várias opções de meios de pagamento e parcelamento.

No Brasil, temos marketplaces já bem consolidados:

- Mercado Livre - um dos mais antigos e mais fáceis de se cadastrar e começar a vender imediatamente. São milhares de vendedores vendendo tudo o que você pode imaginar.

- CNova - marketplace que reúne as lojas online da Casas Bahia, Ponto Frio, Extra. Para aproveitar o grande tráfego dessas lojas e vender online, é necessário já ter um tempo no mercado e passar por uma aprovação de cadastro e portifólio. Em contra-partida, oferecem forte infra-estrutura de atendimento ao cliente e treinamentos.

- B2W - Submarino, Americanas e Shoptime são as lojas que fazem parte da B2W. Seguem basicamente as mesmas exigências da CNova. 

- Elo7 - o maior marketplace de produtos artesanais e insumos do Brasil. Sem dúvida, uma porta de entrada bem interessante para o empreendedor que trabalha com esse tipo de produto.

- Amazon - sim, aqui no Brasil você também pode vender no maior marketplace do mundo!

Você pode estar se perguntando se marketplaces apresentam apenas vantagens. É claro que não! Ter lojas em marketplaces também apresenta desvantagens e desafios. Como disse anteriormente, são uma ótima maneira de 'começar' a vender online. Os desafios a serem enfrentados e a continuidade desse processo, eu escrevi nesse post.

Se tiver alguma dúvida, escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br.

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Vivi Pimenta

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