24 de maio de 2016

Mas afinal, o que é Marketing de Afiliados?



Recentemente, várias pessoas me perguntaram o que era Marketing de Afiliados, principais características, como fazer para atuar nessa área etc. Então, resolvi transformar esse conteúdo em um post, de forma que seja útil para mais leitores.

Vamos lá: imagine que você cria, lança e passa a fabricar determinado produto físico. Você precisa de canais de distribuição, certo? Você vai em busca de lojas e parceiros, que possam comercializar e levar esse produto até o consumidor final. Simples, não?

Pois bem, agora imagine que esse produto é um produto digital, um curso, um e-book etc. Quais os canais você tem disponíveis? Existem plataformas, uma espécie da marketplace, onde você pode vender os seus produtos online. Mas ter o seu produto lá não basta, você precisa trabalhar a divulgação e a venda desse produto. Aí é que entram os afiliados. São profissionais que geram tráfego, que levam o consumidor em potencial até o seu produto. Se o consumidor comprar, o afiliado ganha uma comissão, como se fosse um 'representante de vendas'. Uma relação comercial muito justa e transparente.

Uma outra situação é ser afiliado de produtos físicos, através de lojas virtuais. Você pode se filiar a determinadas lojas, como por exemplo, a Amazon ou a Saraiva, divulgar links dos produtos e ser comissionado, quando alguma venda acontecer através do link que você divulgou.

Além da comissão pela "venda" de determinado produto, seja ele físico ou digital, há também outros modelos de remuneração. O Google Adsense, remunera quando alguém "clica" no anúncio de sua página ou blog. Inclusive essa é o formato mais antigo de afiliação. Também há remuneração por 'leads' (cadastros) gerados para o anunciante. São vários formatos, os quais você pode escolher qual é o melhor modelo para você.

Trabalhar com afiliação é uma forma lícita de trabalho e remuneração, na qual se estabelece uma relação ganha-ganha, pois tanto o afiliado quando o anunciante se beneficiam. Existem profissionais que se dedicam integralmente a esse tipo de trabalho e com ganhos expressivos. São altamente especializados, entendem muito de geração de tráfego, e-mail marketing e métricas. Hoje, grande parte do e-commerce mundial é fomentado por esse tipo de trabalho e a tendência é que aumente cada vez mais.

Se você tem a intenção de entrar nesse universo, aqui vão algumas dicas:
- Tenha um blog ou ao menos uma página no Facebook, para postar conteúdos relacionados à sua área de atuação. Tenha um posicionamento claro!
- Escolha produtos que tenham a ver com o seu universo. Por exemplo, se você é personal trainer e produz conteúdo relacionado, pode ser afiliado de alguma marca de roupas fitness ou algum curso voltado à nutrição e bem estar.
- Comercialize produtos que você conheça pelo menos parte do conteúdo e o seu autor/fabricante/varejo. Lembre-se que, de certa forma, é o seu nome que está endossando a marca.
- Gere tráfego para o seu blog, que pode ser orgânico ou pago. Quanto mais tráfego, maiores são as chances de cliques, vendas e boas comissões.

Ter um blog não é obrigatório para trabalhar com marketing de afiliados. Porém, entendo que essa é a maneira mais fácil para começar. Tenha foco e persistência. Como qualquer outra atividade, ser um profissional de marketing de afiliados exige conhecimento, estudo e muito trabalho!

Tem alguma dúvida? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br.

Participe também do nosso grupo fechado do Facebook: www.facebook.com/groups/momentodomarketing.

Abraço e até o próximo post,
Vivi Pimenta.

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