Durante os últimos posts, já falamos da importância do uso da informação, os ingredientes para um negócio de sucesso e a análise setorial. Pois bem, nesse momento já temos uma ideia de produto ou serviço, e conhecimento das ameaças e oportunidades que o mercado apresenta.
É hora de modelar o negócio. Uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia é o CANVAS, criado por Alexander Osterwalder em 2000, em um processo colaborativo com mais de 400 pessoas em 46 países diferentes. Esse estudo derivou o livro 'Business Model Generation', que nos ajuda a criar e entregar mais valor aos nossos clientes, além de pensar criticamente sobre o negócio em questão.
Para ajudar o empreendedor a pensar cada aspecto do seu negócio, o Canvas é dividido em 9 áreas:
- Proposta de Valor
- Segmentos de Clientes
- Canais de Distribuição
- Relacionamento com Clientes
- Recursos Chave
- Atividades Chave
- Parcerias
- Estrutura de Custos
- Fluxos de Receita
- Fluxos de Receita
Veja abaixo a versão do Canvas criado pela FazInova em parceria com a PwC:
Existem vários aplicativos para preencher o Canvas online. Mas eu particularmente gosto de preenchê-lo na versão impressa em uma folha A3, e com post-its, lápis ou caneta. Se você quiser aprender de forma detalhada, como preencher o Canvas, recomendo o curso gratuito da FazInova.
O Canvas é um processo contínuo. A cada fato novo, ele pode e deve ser atualizado. Importante reforçar que o Canvas pode ser utilizado tanto para um negócio novo, quanto para um negócio existente. Além de ser sintetizado em apenas uma folha, é uma maneira muito prática de conversar sobre a sua ideia com potenciais investidores, clientes e com a sua equipe. Compartilhe suas ideias, converse sobre o seu projeto, ouça a opinião de outras pessoas, e aproveite esses inputs para melhorar o seu projeto. Uma vez o Canvas delineado, é hora de partir para a ação e fazer as coisas acontecerem!
Você tem alguma dúvida em relação à Marketing e Empreendedorismo? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br
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Sucesso e bom trabalho!
Vivi Pimenta
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