9 de março de 2016

Análise setorial, o que é e qual é a sua utilidade para o empreendedor?


SETOR ou INDÚSTRIA é o grupo de empresas vendedoras, que disponibiliza uma oferta (produtos ou serviços) ao MERCADO, que por sua vez, é um conjunto de consumidores que adquirem esses produtos ou serviços.

Uma das questões a serem analisadas pelo empreendedor ao planejar um novo negócio ou criar um novo produto, é estudar o Setor em que esse produto ou serviço fará parte.

Portanto, análise setorial, é o processo de levantamento e análise de informações que nos ajuda a entender determinado setor e sua atratividade, ou seja, quais são as chances de sucesso nesse ambiente, auxiliando na tomada de decisão. Além do contexto econômico, a análise setorial também abrange a concorrência, suas estratégias e tendências do setor. Assim, é possível analisar tanto os riscos como as oportunidades que ele apresenta.

Conhecendo a realidade de mercado, o projeto tende a ficar mais consistente, pois sabendo e se preparando para atuar de forma competitiva no mercado, nos deixa mais seguros.  A informação está aí, disponível, e cabe a nós utilizá-la para a melhor tomada de decisão. Ao termos uma ideia para um novo produto ou serviço, devemos olhar o setor o qual esse produto fará parte e suas principais características, e como essas informações podem me ajudar na tomada de decisão. É claro que um setor em crescimento apresenta maiores oportunidades e chances de sucesso.

Grandes setores movimentam boa parte da economia. Então, para o empreendedor, qual é a importância da análise setorial? Obter, analisar as informações e verificar o quanto vale a pena investir no setor em questão. Para isso, é importante analisarmos algumas dimensões:

- Tamanho do mercado - o quanto ele movimenta, seja em faturamento, volume ou número de pessoas e qual é o potencial de crescimento do mesmo.

- Estrutura de Custos e Lucratividade - qual é a lucratividade média do setor e como tem sido a evolução dos preços nos últimos anos e a projeção para o próximo período.

- Concorrência - análise da competitividade do setor, as barreiras de entrada e saída. Quais são os produtos substitutos que podem acirrar ainda mais a competição. Com informação, podemos nos antecipar de futuros ataques.

- Tendências do setor - quais são as tendências para esse setor em relação ao consumo, à tecnologia, à sustentabilidade etc.

- Fatores chave de sucesso - o que devemos ter para aumentar as chances de sucesso nesse setor, por exemplo: alta tecnologia, altos níveis de inovação, preço baixo etc.

Para 2016, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), destaca os setores que apresentam maior potecial de crescimento:

1. Turismo e Hotelaria
Com o aumento do dólar e a atual crise econômica, o turismo interno tem sido beneficiado.

2. Alimentação
Principalmente alimentação dentro de casa, uma vez que as pessoas têm gasto menos em restaurantes, em um contínuo processo de redução de despesas.

3. Automotivo
Cresce o segmento de "manutenção" dos veículos já existentes, uma vez que a troca tem sido menos frequente.

4. Educação e Treinamento - Com as altas taxas de desemprego e um mercado de trabalho mais retraído, há uma forte busca por qualificação profissional.

Uma fonte interessante para busca de informações setoriais é o 'Setorize', produto da Serasa Experian, que traz relatórios de diversos setores econômicos. Dependendo do setor que você atua, outras fontes de consulta devem ser buscadas, em associações de classe e agências reguladoras. Por exemplo, no setor automotivo temos a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - ANFAVEA, no setor de Beleza a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos - ABIHPEC, em Aviação Civil a Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, entre outros.

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Abraço e até o próximo post,

Vivi Pimenta





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