Em momentos de crise, devemos ir atrás das oportunidades e fazer as coisas acontecerem. Porém, é fato que o consumo caiu, o desemprego aumentou e os empresários estão resistentes a grandes investimentos, frente à instabilidade econômica e política do país. Nesse cenário, inovar é fundamental! Mas aí vem a questão: como inovar e ser competitivo, sem comprometimento da qualidade, nem redução drástica dos preços?
Para minimizar essa situação, vejo alguns caminhos:
- Inove e invista em serviço diferenciado. Projetos personalizados, soluções customizadas, dentro das linhas de produtos já existentes dentro da empresa, o que chamamos de 'customização em massa'.
- Encontre um nicho de mercado menos sensível a preço, aquelas pessoas que não foram impactadas fortemente com a crise e que mantiveram seu padrão de consumo. Reforce os benefícios e vantagens ao buscarem pelo seu produto ou serviço.
- Invista de forma mais segmentada, concentrando-se nos segmentos mais atrativos, mas não abandone os investimentos em marketing.
- Aumente a participação no bolso do cliente, ou seja, ofereça e venda mais produtos para o mesmo. Partindo do princípio que ele já compra seu produto e está satisfeito, a tendência é que ele compre de você e não do concorrente.
- Enxugue o portifólio, mantendo os produtos mais lucrativos e também aqueles que estão mais alinhados aos seus objetivos organizacionais e ao seu posicionamento. Descarte aqueles produtos que já não iam bem antes da crise e concentre-se nas marcas de maior relevância para os seus clientes.
- Reduza os custos, mas sem comprometer a qualidade nem perder a visão de longo prazo. Demitir profissionais importantes para a organização, pode comprometer a sobrevivência da empresa lá na frente. Assim como, substituir componentes ou matérias-primas por alternativas inferiores em preço e qualidade também pode ser bastante arriscado.
- Pulverize a distribuição. Se você trabalha com bens de consumo, considere entrar em marketplaces e outros canais para aumentar a presença no mercado, e melhorar os números no curto prazo.
- Facilite o pagamento, uma maneira interessante de oferecer uma vantagem para o cliente, sem baixar o preço ou dar um desconto agressivo.
E uma recomendação: decida para o curto prazo e reforce as vendas, porém jamais deixe de investir na marca, pensando em médio e longo prazos. Tenha a certeza de que a crise vai passar e que você deve estar preparado para a retomada do mercado.
Você vê mais algum outro caminho para driblar a crise e inovar? Escreva pra mim no e-mail viviane@momentodomarketing.com.br e participe também do nosso grupo fechado no Facebook: https://www.facebook.com/groups/momentodomarketing/
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Abraço e até o próximo post,
Vivi Pimenta
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