
A Era da Informação teve seu início por volta da década de 1980 e se caracterizou pelo maior acesso e disponibilidade da informação, reforçada principalmente pelo surgimento da internet. Agora, estamos passando por outro processo, ao entrarmos na Era do Conhecimento.
O fato é que a informação está aí, disponível para quem quiser. É digitar um termo qualquer no Google, que certamente virão centenas de resultados. Há quem diga que, se algo pesquisado no Google não obtiver resultados da busca, esse 'algo' não existe! :-)
Hoje em dia, buscar a informação a respeito de novas tecnologias disponíveis, concorrentes, legislação, dados de mercado etc, são fundamentais para estruturar e perpetuar qualquer negócio. A informação, na maior parte das vezes, é gratuita e fácil de ser obtida. Mas antes de sair por aí e buscar qualquer informação aleatoriamente, é preciso saber: o que precisamos saber e o que já temos de informação disponível a respeito desse assunto? Qual é o custo dessa informação e, o mais importante, quanto nos custará se não obtivermos essas informações? Uma vez que adquirirmos essa informação, o que faremos com ela?
É com base nessa última pergunta, que quero me aprofundar mais. Uma vez que a informação está disponível para quem quiser, qual é o diferencial em ter acesso à ela? Nenhum! O diferencial está no USO que se faz da informação, administrando seu conteúdo e desenvolvendo raciocínio, análise e interpretação dos dados. É a transformação da informação em INTELIGÊNCIA, em CONHECIMENTO. Isso sim trará diferenciais e competitividade para o seu negócio.
Fazer bom uso da informação e transformá-la em conhecimento, traz inúmeras vantagens, entre elas:
- Reduzir incertezas no momento da tomada de decisão;
- Planejar melhor, pensando no curto, médio e longo prazos;
- Monitorar a concorrência e tornar-se mais competitivo;
- Observar o macro-ambiente e suas influências econômicas, políticas, demográficas etc e analisar de que forma podem afetar a estratégia da empresa;
- Identificar novas oportunidades de mercado;
- Cancelar projetos pouco promissores.
Essas são apenas algumas lacunas, que o bom uso da informação, ajuda a preencher. O processo é contínuo e exige disciplina. Um método simples e fácil de implementar é o seguinte:
1. Identifique quais são as informações necessárias para auxiliar a você resolver um problema da sua empresa, identificar novas oportunidades de mercado etc.
2. Coleta da informação - comece pelas informações já disponíveis, como análises setoriais, demográficas, de mercado. Caso não estejam disponíveis, você pode pensar em contratar um instituto ou profissional de pesquisa.
3. Processe e interprete as informações obtidas, analise a relevância delas para a sua tomada de decisão.
4. Compartilhe as análises com sua equipe, discuta possíveis rumos a serem seguidos e defina a estratégia.
5. Meça os resultados.
Esse processo é cíclico, não acaba nunca. Com a globalização e a internet, os mercados se tornaram muito mais complexos, a concorrência muito mais acirrada, e o consumidor muito mais exigente.
Como já disse Philip Kotler: "O ritmo acelerado na era da informação torna imperativo que cada empresa reserve um tempo significativo para examinar e perguntar que adaptações deverá empreender agora para sobreviver e prosperar."
Torne a informação como um instrumento de previsão para os seus negócios e tenha muito sucesso!
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Abraço e até o próximo post!
Vivi Pimenta
viviane@momentodomarketing.com.br
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