Inspirada em um podcast do Flávio Augusto no GVCast, hoje o assunto é o que um empreendedor deve ter e fazer, ao idealizar um novo negócio ou produto/serviço. Como ele mesmo diz, não há fórmula mágica, e sim preparo, atitude e muito trabalho!
Antes de mais nada, devemos considerar que o empreendedor não é o sujeito que tem empresa, e sim aquele que tem uma atitude empreendedora, mesmo trabalhando como funcionário em uma empresa que não é dele. Essas pessoas apresentam as características abaixo:
- Visão - é você visualizar o novo produto ou serviço antes mesmo dele existir. Pense grande, pense em como será essa empresa daqui a 5, 10, 20 anos. Como estará posicionada, como será a percepção do seu consumidor em relação à este produto.
- Coragem - esteja disposto a correr riscos, movimente-se! Todos os negócios bem sucedidos hoje só existem porque alguém, em algum momento, teve muita coragem.
- Competência - conhecimento em Finanças, Marketing, Vendas, Liderança e outros aspectos da Administração, além de disposição para colocar a mão na massa e fazer o negócio acontecer.
Uma vez deixado claro os princípios que todo empreendedor deve seguir, vamos agora aos ingredientes para se alcançar o sucesso:
1. Produto ou Serviço
O primeiro elemento a se ter, é um bom Produto ou Serviço. Costumo dizer nas minhas aulas que, se você não tem um bom produto ou serviço, com percepção de qualidade por parte do consumidor, nem entre no jogo do mercado. Então, busque ter produtos inovadores, com características únicas, que preencham lacunas de mercado pouco ou mal exploradas. Ou então, crie produtos que já existem no mercado, mas com fortes diferenciais competitivos. Invista na tecnologia, no design e no posicionamento, para se diferenciar e fazer com que as pessoas comprem seu produto pelo valor, e não pelo preço.
2. Modelo de Negócios
Estruture seu negócio, defina estratégias sólidas e posicionamento de preço, vendas e produto. Pense que, um negócio de sucesso baseado em diferenciais e alto valor, possuem alta margem de lucro, recorrência - compras frequentes, compras por assinatura, compra de pacotes de serviços, e escalabilidade, que permita a expansão e o crescimento do negócio.
3. Marketing
Construção de uma marca sólida, para gerar forte percepção de valor. Seu produto pode ter a melhor qualidade, a melhor tecnologia e o melhor design, mas se não tiver uma percepção positiva do consumidor, de nada adianta. O marketing vai muito além da Propaganda. Ele começa no desenvolvimento
do produto que atenda à uma necessidade ou desejo do consumidor, que tenha um posicionamento claro e que faça a diferença na vida das pessoas. Investir no design, na identidade visual, que contribua e fortaleça o seu posicionamento e sua imagem da marca, também é fundamental.
4. Gestão eficaz
Definir metas ousadas de vendas e também gerir a empresa com 'olhar de lince' nos números e resultados financeiros.
5. Equipe apaixonada e consciente
A equipe deve ser envolvida para alcançar os objetivos organizacionais. Ela deve saber exatamente para onde a empresa está indo e onde ela quer chegar.
6. Mentalidade
É o que envolve todos os outros aspectos. Ter comprometimento, foco, resiliência, ser determinado, humilde e honesto, são características fundamentais para qualquer empreendedor.
E você, vê mais algum ingrediente fundamental, que o empreendedor deve ter para alcançar o sucesso? Escreva pra mim: viviane@momentodomarketing.com.br
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Abraço e até o próximo post,
Vivi Pimenta
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