Carnaval passou e o ano começou!
Aqui o ano começou dia 1º de Janeiro, muita coisa já aconteceu e lá se foram os primeiros 40 dias do ano. Mas é claro que, em período de Carnaval, muitos optam por viajar, relaxar e se divertir, seja no trio elétrico, na avenida ou na praia. Confesso que não sou muito adepta do agito, mas gosto de observar, olhando o carnaval com outros olhos.
Parte dessa minha observação é o assunto do post dessa semana: O que podemos aprender com o Carnaval das escolas de samba, do ponto de vista do empreendedor, e como podemos aplicar no dia-a-dia da nossa empresa?
O primeiro aspecto é, sem dúvida, a PAIXÃO! A paixão com que os carnavalescos fazem tudo aquilo, criam e produzem cada carro alegórico, cada figurino, cada coreografia. A paixão por fazer acontecer, por fazer diferente e exclusivo, por impressionar. Por isso, a primeira lição é: 'Seja apaixonado por aquilo que você faz!"
A segunda lição é saber onde você quer chegar, quais são os seu objetivos. No Carnaval, observamos milhares de pessoas trabalhando muito, sob um único objetivo: fazer o
melhor carnaval do mundo! Alguém pode dizer que o grande objetivo é
ganhar o título. Ok, mas será que o prazer está mesmo no ganhar? Tenho
lá as minhas dúvidas... 1 ano de muito trabalho, criando o tema, o enredo, desenhando e
produzindo milhares de figurinos. Será que o prazer está só no ganhar? Ou
será que o prazer vai muito além disso, está mesmo em fazer o melhor, o
único, o exclusivo. Há quem diga que melhor que chegar no destino, é a
viagem, o caminho, não é mesmo?
Trazendo para a realidade do empreendedor, quais são suas metas, onde você quer chegar no seu negócio? Lembre-se, sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Uma sugestão para estabelecer as metas, é utilizar o método S-M-A-R-T, que diz que as metas devem ser Specific (Específica) - Measurable (Mensurável) - Attainable (Atingível) - Realistic (Relevante) - Timing (Tempo - Prazo).
Estabelecido o objetivo, é fazer a coisa acontecer, com planejamento, cronograma e processos. Já imaginou uma escola de samba, que reúne milhares de pessoas, do Brasil e do mundo, sem liderança, sem planejamento e sem processos? É aí que entra o trabalho em equipe e de liderar pessoas. Envolvê-las, colocá-las em movimento, fazer com que elas se sintam parte do todo e uma peça chave, deixando claro que sem elas, o quebra-cabeça não fecha. Mesmo que você não tenha muitos, ou nenhum funcionário, certamente tem parceiros de negócios, fornecedores, que trabalham direta ou indiretamente com você. Junto à eles, pergunte-se, o que vocês podem fazer de diferente e melhor, que pode te deixar mais perto das suas metas? Independentemente se é aumentar as vendas, o número de clientes, a imagem da sua marca, onde você pode melhorar?
Criatividade, tecnologia, alto capital humano e intelectual. Outros elementos muito presentes no Carnaval, e que também podemos aplicar no nosso dia-a-dia. Cerque-se das melhores pessoas, seja criativo e invista em tecnologia, pois melhoram o posicionamento no mercado e nos tornam ainda mais competitivos.
Faça um planejamento anual, com cronograma e datas limites. Dica: divida sua meta anual, em metas semestrais, trimestrais e mensais. Acompanhe o andamento e mude a rota, se for o caso. Não espere chegar no último mês para perceber que está longe dos objetivos. Faça uma agenda diária, de tudo aquilo que for possível fazer naquele dia, e que vai te levar para mais perto da sua meta.
Observe o seu cliente e o seu consumidor, identifique o que ele quer, o que ele deseja, o que ele espera de você. Entregue algo de valor pra ele e nunca perca o foco do seu negócio e seu objetivo, que é fazer 'o melhor carnaval'!
Abraço e até o próximo post!
Vivi Pimenta
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