13 de janeiro de 2016

Marketing para empresas de pequeno porte, é possível?



Dia desses, conversando com uma pessoa, ela me perguntou o que eu fazia, respondi que trabalhava com Marketing. Imediatamente ela respondeu: 

- Marketing? Que bacana! Tenho um pequeno negócio na minha cidade, quem sabe um dia, terei condições de implantar e fazer ações de marketing na minha empresa. Afinal, marketing é para empresa grande, para quem tem dinheiro para investir, para quem faz propaganda né?

E eu, que quase nem gosto de conversar com as pessoas, demonstro interesse no assunto e começo a fazer algumas perguntas: o que a sua empresa faz, que produto/serviço você comercializa, quem você atende... enfim, em um bate papo descontraído, entendo qual é o negócio do sujeito. Fico sabendo como funciona o negócio dele atualmente, que mudanças aconteceram nos últimos anos, e o que ele faz para manter a empresa viva e lucrativa. Em um dado momento, afirmo: 'Você já faz Marketing!'

- Eu faço Marketing, como assim? - ele pergunta.

- Sim, você já faz Marketing! Você conhece profundamente o seu mercado, ouve seu consumidor, traz soluções, produtos e serviços, de acordo com os feedbacks que ele te trás. 

Explico, de maneira muito abrangente, que Marketing nada mais é do que 'entender para atender ao cliente' e que, a partir do momento que as soluções que ela oferece na empresa dela, são baseadas no que o mercado precisa, ela já está fazendo marketing. Simples, não?

Muitos ainda confundem Marketing com Propaganda, mas Marketing é muito mais do que a Propaganda. Marketing é você entender o mercado consumidor, descobrir as lacunas desse mercado, desenvolver produtos e serviços para atender as necessidades e os desejos dele. Em um mercado segmentado como o que estamos hoje, conhecer o que o consumidor pensa e espera de um determinado produto ou marca, é fundamental! Mas uma vez isso feito, o processo de atender bem esse cliente, praticar um preço justo que ele esteja disposto a pagar, garantir a disponibilidade do produto nos canais de distribuição mais adequados, isso já é Marketing, feito de maneira intuitiva. E observem que o investimento é de tempo e energia, e não financeiro. 

Essa é apenas a introdução, de uma sequência de posts que pretendo fazer, de Marketing para empresas de pequeno porte e para o empreendedor. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão para discutirmos em relação ao tema, me manda um e-mail: viviane@momentodomarketing.com.br

Será muito legal criarmos esse conteúdo colaborativo!

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Abraço e até o próximo post,

Vivi Pimenta

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