Ideias não valem nada!
Foi isso mesmo que você leu! Ter uma ideia genial não possui nenhum valor. O que tem valor é a execução de uma ideia e, principalmente, o resultado que ela proporciona. O nosso papel é entregar valor aos nossos clientes e consumidores, ou seja, resultados.
Quando se pensa em um novo negócio ou produto, a pergunta a ser respondida é: Esse negócio/produto/serviço, resolve algum problema?
Se a resposta for sim, vá em frente com o projeto! Tenha muito claro que o valor que esse produto proporciona ao mercado, certamente virá antes do lucro. Isso quer dizer que você deve ter como objetivo preencher uma lacuna, uma necessidade, um desejo. O dinheiro virá como consequência de um trabalho bem feito. Como diz o Pedro Quintanilha, especialista em marketing digital: "Se o seu negócio resolve um grande problema, é impossível pará-lo!"
Um assunto recorrente em minhas aulas é sobre o preço dos produtos e a referência daquilo que é caro ou barato. Eu sempre digo que barato e caro não existem, pois quem define preço é o consumidor, é ele quem define se vai comprar ou não, e a empresa é que tem que se adequar a essa realidade. Já falamos sobre isso, no post sobre Demanda. Isso também vale aqui, pois é o consumidor que dirá se o seu produto resolve um problema e se ele está disposto a pagar por ele. Então, além de saber se o seu produto resolve algum problema importante do consumidor, também descubra de que forma ele precisa desse produto, onde vai encontrá-lo e a que preço está disposto a pagar.
Não esqueça de usar a Informação ao seu favor, fazer um Canvas do seu projeto, estudar profundamente o seu Consumidor e colocar a mão na massa. Faça protótipos do seu produto e teste, teste muito no mercado. O produto não precisa estar 100% pronto, você pode ter o que chamamos de "mínimo produto viável", ou seja, um produto que esteja suficiente pronto para você mostrar para os potenciais clientes, explicar seus benefícios, para que eles possam ter a percepção do que você está criando e quais problemas resolvem. Pegue como exemplo, os aplicativos de celulares: os desenvolvedores criam e os lançam rapidamente, quase que uma versão 'beta'. Com o feedback dos usuários, eles fazem melhorias constantes e vão lançando novas atualizações.
Portanto, lembre-se sempre: as ideias podem ser geniais, mas o valor está no esforço do seu trabalho e de sua execução!
Bom trabalho!
Vivi Pimenta
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