26 de novembro de 2015

Black Friday ou Black Fraude?




Sem dúvida alguma, o Black Friday é um dos dias do ano que mais se vende no e-commerce e no varejo em geral. Independente do porte da sua empresa, você também pode participar. O dia em que se pratica os maiores descontos surgiu nos Estados Unidos, seguido do feriado de Ação de Graças. Foi incorporado ao calendário de datas comerciais no Brasil há alguns anos e em 2014 movimentou R$ 1,16 bilhão (51% a mais que no ano anterior), 2,2 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 522,00 (dados do e-Bit 2014).

Se você varejista, quer participar da data, é importante se preparar e seguir algumas boas práticas para que o 'Black Friday' brasileiro não se transforme em uma grande 'Black Fraude'. A premissa é fornecer um desconto verdadeiro, sem nenhuma maquiagem de preço. Ano passado, muitas empresas foram acusadas de praticarem 'a metade do dobro do preço', o que ocasionou uma série de reclamações em sites como Reclame Aqui etc. Os consumidores estão antenados e acompanham os preços dos produtos, então se for para participar, que o desconto seja real. Nem todos os produtos da empresa precisam estar com um desconto exorbitante. Escolha uma linha ou alguns itens que te permita a dar um desconto maior, de forma a fornecer uma vantagem real para o consumidor, mas sem comprometer demasiadamente a sua margem de lucro. 

Uma alternativa interessante é montar kits de produtos, para incentivar uma compra maior com um desconto atrativo. Assim, você também pode equilibrar as diferentes margens de lucro desses produtos, de forma que na média, seja bom tanto para você quanto para o consumidor. Divulgue para toda a sua base de clientes e aproveite a oportunidade para convidá-los a anteciparem suas compras de Natal.

O movimento na sua loja e/ou o tráfego no seu site vai aumentar substancialmente. Seu back office deve estar preparado para atender o aumento da demanda. Reforce seu atendimento durante e após a data. Caso você tenha um e-commerce, sugiro que aumente em alguns dias o prazo de entrega, pois certamente os Correios e transportadoras ficarão sobrecarregados nesse período. 

A Black Friday é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes e fazer com que eles comprem pela primeira vez. Porém, é importante reforçar que esse é só o início de um trabalho, é necessário que essa primeira experiência de compra seja impecável, que o prazo de entrega seja cumprido, para então poder trabalhar a fidelização desse cliente de forma assídua e consistente. Isso fará total diferença para que o cliente volte a comprar em sua loja muitas e muitas vezes. 

Acompanhe também as oportunidades comerciais do 'Cyber Monday', que acontece exclusivamente para vendas online na segunda-feira após o Black Friday e do 'Boxing Day', o primeiro dia útil após o Natal, quando também há espaço para mais promoções.

Abaixo está minha transmissão no Periscope, do dia 23 de Novembro de 2015, quando abordei essas questões:




Espero que o seu Black Friday seja um sucesso!

Vivi Pimenta


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